segunda-feira, 16 de julho de 2012

Verona, la città di "Romeo e Giulietta".

Verona, conhecida por ser a cidade dos amantes. Cenário da famosa obra de Shakespeare "Romeo e Giulietta". Virou referência para os casais apaixonados, apesar da história não terminar muito bem.

Saímos de Veneza bem cedo e pegamos um trem até Verona, descemos na estação Porta Nuova, que é a principal e de lá seguimos de bicicleta até a parte histórica da cidade que, como a maioria das cidades aqui da Itália, é rodeada por um muro. Logo na entrada se vê a Arena de Verona, que é uma miniatura do Coliseo, construído no século I d.c. pelos Romanos. Mas, ao contrário do Coliseo, este anfiteatro é utilizado até hoje, e várias óperas estavam agendadas para este verão, inclusive "Romeo e Giulietta".


Pegamos um mapa da cidade e saímos pedalando pela cidade. Logo encontramos a famosa Casa da Giulietta, com o balcão pelo qual supostamente Giulietta e Romeo trocavam juras de amor. Nesta casa tem um portão onde todos os casais apaixonados colocam um cadeado representando o seu amor. Esse costume de colocar cadeados é presente em toda a Itália e já vimos em vários outras cidades. Mas o povo que não é bobo nem nada já criou todo um comércio em volta disso e na frente da casa tem uma lojinha que vende cadeados a 5 euros (isso os mais baratos).

 "Romeu, Romeu! Ah! por que és tu Romeu? Renega o pai, despoja-te do nome; 
ou então, se não quiseres, jura ao menos que amor me tens, porque uma Capuleto deixarei de ser logo."

A pergunta que não quer calar: quantos desses casais ainda estão juntos?

Na frente da casa tem uma estátua em bronze da Giulietta, que, diz a lenda, se deve tocar no seio da estátua para ter sorte no amor (interessante a ironia). E as pessoas tocam tanto no seio dela que já até perdeu a cor e ficou dourado. Interessante que mesmo sem provas de que tenham existido, a cidade de Verona mantém o Túmulo da Giulietta, vai saber quem tá enterrado lá, se é que tem alguém. 

Mas chega de fala de "Romeo e Giulietta", a cidade tem muito mais do que isso. Continuando na rua da Casa da Giulietta chegamos a Piazza delle Erbe, que era o local do Fórum Romano de Verona e onde, na Idade Média, se instalou um mercado de ervas. A piazza é muito bonita, tem a forma oval e uma mistura da arquitetura de diferentes épocas. Cheia de cafés, restaurante e barraquinhas.

Piazza delle Erbe

Continuando o passeio, avista-se de longe uma construção, fora dos muros da cidade, que parece um castelo, mas é o Teatro Romano, em cima de uma colina, as margens do rio Adige, maravilhoso. Este também continua em atividade, com shows marcados para este verão, inclusive o Brasil está representado com show de Maria Gadú!

Teatro Romano (atrás das árvores)

No lado esquerdo da cidade, perto da entrada temos o Castelvecchio. Sua construção começou em 1354 e foi finalizado em apenas 3 anos, por ordem de Cangrande II, o governante da família Scaligere. A ponte do castelo leva a uma praça pública, com uma fonte, grande e rasa, onde as pessoas se refrescam nos quentes dias de verão.

 Castelvecchio


Eu particularmente adorei Verona, uma cidade muito bonita, cheia de atrações e atividades culturais. Inclusive se você comprar o Verona card, que custa 15 euros, você terá 2 dias para visitar as 16 principais atrações turísticas da cidade (descritas no mapa) e não pagará mais nada por isso. Se você levar em conta que tudo aqui na Itália custa pelo menos 5 euros pra visitar... 

Espero que tenham gostado do post sobre a cidade mais melosa da Itália! Porque Veneza é romântica, mas Verona é apaixonada pela sua tragédia Shakespeariana.

Baci a tutti e buon viaggio!

2 comentários:

  1. Não vejo a hora de mandar pra Europa ano que vem!!! Será q vcs ainda estarão por aí?? hehehe.. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se depender de nós, COM CERTEZA!!! Se o processo estiver finalizado, estaremos em Londres!! Bjs!

      Excluir