quarta-feira, 16 de maio de 2012

Viajar de trem pela Itália

A malha ferroviária da Itália e do resto da Europa é muito vasta. O trem é um meio de transporte bem mais rápido do que o carro ou o ônibus e polui bem menos do que o avião.

Se você buscar no site da Trenitalia e fizer uma simulação, vai notar que existe uma grande variação de preços. Os trens de Alta Velocidade (AV) são mais caros, já os trens InterCity (IC) ou Regionale (R) custam metade do preço, mas levam o dobro do tempo.

A compra pode ser feita de 3 maneiras distintas, no guichê, no site, ou nas máquinas self-service, que aceitam cartão/dinheiro e inclusive dão troco.

Trens AV possuem lugar marcado, já os trens IC e R não, dessa forma é necessário convalidar o bilhete antes de entrar no trem. O fiscal passará conferindo e se você não convalidou seu bilhete pode receber uma multa salgada.

Em busca de alternativas para baratear nossa viagem descobrimos o Eurail Pass, é um passe de trem único que pode ser utilizado mais de uma vez (depende de quantos dias você comprar) por um período de 2 meses. Na modalidade OneCountry Pass Italia,você pode comprar no mínimo 3 e no máximo 10 dias de viagem, com validade de 2 meses. Quando você inicia 1 dia de viagem pode entrar em quantos trens quiser nesse dia. Pode escolher comprar 1ª ou 2ª classe, e tem descontos para grupos de 2 a 5 pessoas, mas estas devem viajar sempre juntas.

ATENÇÃO, este tipo de passe é válido somente para cidadãos não europeus e pessoas não residentedes na União Europeia, ou seja, se você, mesmo sendo brasileiro, está aqui na Europa há 6 ou mais meses não tem mais direito, e o fiscal do trem confere seu passaporte.

Para usar os trens AV com o Eurail Pass é necessário fazer reserva de assento, €10,00 por reserva. Da mesma forma que a compra, essa reserva pode ser feita no site, nas máquinas self-service ou nos guichês.

Fique atento com o número do seu trem e horário de saída. Em caso de trens AV, verificar também a "carrozza" (vagão) e o "posti" (assento).


Com as informações de horário e número do trem, deverá procurar nos painéis de Partenza (amarelos) de qual binário (similar a plataforma dos nossos ônibus) seu trem vai partir. Note que muitas vezes o seu destino não é o destino final do trem. Nos painéis o nome do seu trem será o do destino final e abaixo as cidades em que passará (a foto abaixo não tem relação com a foto do bilhete).

Fique atento aos painéis dinâmicos: atrasos, mudanças de horário, binário e até de estação podem ocorrer. Estas mudanças também são anunciadas pelo funcionário.


Ainda nos perdemos um pouco nas estações, mas vamos nos acostumando. Espero que estas infomações sejam úteis, existem roteiros maravilhosos para se fazer de trem aqui na Itália e no resto da Europa. Até a próxima!

Baci!


4 comentários:

  1. Olá Tudo bem ? No meu caso possuo em mãos minha certidão de nascimento italiana. Gostaria de saber qual é o próximo passo pra eu pegar o passaporte. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lo Rosato, depende de onde vc mora, se vc mora na itália vc tem que entrar no site da polizia di stato e agendar, se mora em outro país tem que ir no consulado, cada consulado tem uma regra.

      Abraços

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir