domingo, 15 de fevereiro de 2015

Busca certidões italianas

Olá pessoal, escrevo só pra dar uma informação útil pra vocês. Desde o ano passado algumas pessoas têm me contatado pra pedir ajuda na obtenção da certidão de nascimento do antenato. Nos últimos 6 meses eu consegui ajudar 5 pessoas que me escreveram a conseguirem a valiosa certidão. O post de hoje então tem o objetivo de expandir essa ajuda a todos os leitores do blog.

Quanto mais informações o interessado tiver é melhor, e o preço vai depender destas informações. Algumas pessoas sabem tudo, têm inclusive um cópia antiga do documento, enquanto que outras não sabem qual igreja ou qual comune, e então o trabalho é maior. É necessário  que o interessado saiba alguns dados de nascimento do antenato, nome e data (ou ano), portanto é preciso fazer a pesquisa inicial no Brasil (perguntar pra família, ter certificado de óbito, casamento, desembarque etc). Informações vagas como saber que o antenato nasceu na Toscana ou na Província de Firenze não ajudam muito, pois vai requerer uma pesquisa longa, o ideal é saber o Comune ou ter duas ou três opções de Comune no máximo.

Esse serviço tem como objetivo principal acelerar a obtenção da certidão de nascimento do antenato pra quem já sabe todas as informações, mas podemos ajudar a encontrar a certidão de quem está com maior dificuldade. Muitas vezes e-mails não são respondidos pelos Comuni e cartas levam muito tempo pra chegar ou se perdem e a gente fica achando que o Comune ignorou. Sem contar que muitos não falam italiano pra ligar no Comune e pedir informação. Eu mesma quando consegui a certidão de nascimento do meu tataravô esperei um monte, foram exatos 90 dias entre colocar a carta no correio no Brasil e receber a certidão em casa.

Pra quem tiver interesse, convido vocês a me escreverem um e-mail para uma avaliação e preventivo. O meu e-mail è alice.sabatino86@gmail.com

In bocca al lupo,

19 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Não encontrei o seu e-mail para poder conversarmos sobre a busca de certidões.
    Qual é o seu e-mail?
    Se preferir me mandar um e-mail direto tiagobprado@gmail.com
    Obrigado!
    Abraço,
    Tiago

    ResponderExcluir
  2. Achei seu e-mail, e acabei de encaminhar.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Ciao, Alice!
    Eu pensava que conseguir a certidão de nascimento do meu bisavô seria difícil, foi bem mais fácil que imaginei.
    Eu só tinha a informação que era de Padova, mas não tinha certeza. Mas ai eu descobri o site do Archivio di Stato di Padova que tem os registros distrito militar de lá. Li em um outro blog que os meninos quando nasciam era feito esse registro para depois serem convocados para o serviço militar. Então talvez para pesquisar os registros de mulheres não sirva.
    Mas ai foi só fazer um cadastro simples e tive acesso a pesquisar os arquivos e confirmar a cidade. Depois foi mandar uma carta para o Comune e em 2 meses eu recebi a certidão pelo correio.
    Esse site tem os arquivos da região de Padova e Rovigo. Mas talvez tenha algo parecido para as outras regiões.

    http://www.aspd.beniculturali.it/leva_login.php

    Espero possa ajudar alguém.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glauco, a pesquisa de certidoes é uma coisa que pode ser muito fácil, mas também muito difícil, tudo depende das informações iniciais que temos, tem gente que sabe só a região, não sabe nem a província. Muitas vezes também não são todas as províncias que disponibilizam esse tipo de registro online. Sorte a sua que encontrou esse site, vou compartilhar com mais pessoas, talvez possa ajudar alguém.
      Muito obrigada pelas informações.

      Abraços

      Excluir
    2. Ciao Glauco,
      eles te cobraram alguma coisa para o envio? estou requisitando o meu documento em padova também.

      obrigado desde já!

      Excluir
    3. poderia me ajudar na pesquisa glauco nao entendo italiano

      Excluir
  4. Oi Alice tudo bem?

    Estou te enviando um e-mail pedindo sua ajuda se possível.

    Seu blog é bem legal. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá Alice...vc está de parabéns pelo site..vc tem ajudado bastante! Eu estou querendo fazer a minha cidadania italiana na Itália. ..tenho os documentos todos aqui no Brasil,mas preciso tirar em inteiro teor, meu avô (antenato italiano era vivo ano passado) traduzir e juramentar e levar no consulado. ..Depois tentar fazer sozinha aí na Itália mas confesso que não sei como alugar uma residência...Queria saber o que vc acha...Se preciso pagar advogado aqui e ainda contratar assessoria na Itália pois não disponho de muito recurso. ..Se puder me ajudar eu agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, contate victorpelles@gmail.com, brasileiro que aluga a propria casa em Pistoia. Ou maurolanducci@virgilio.it, italiano que aluga quartos na sua casa em Lucca.

      Ciao

      Excluir
  6. ALGUEM PODE FAzer a pesquisa para mim pois nao entendo italiano glauco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser informações sobre o serviço de busca de certidões me mande um e-mail: alice.sabatino86@gmail.com

      Att,

      Alice

      Excluir
    2. poderia mme adicionar no zap 19971648403

      Excluir
  7. Boa tarde, te enviei um email com os dados do Antenato que por acaso a comune esta próximo a sua região, aguardo a resposta para continuar

    ResponderExcluir
  8. Eu me enquadro exatamente no perfil que precisa do seu auxilio, aguardo a resposta o email que te enviei, desde já agradecido, se puder no email envie o contato whats-up para agilizar a comunicação, obrigado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, respondi seu e-mail hj, estive fora no final de semana.

      Att,

      Alice

      Excluir
  9. Olá Alice ! Tudo bem ?
    Você sabe se existe alguma diferença no processo caso o antenato ainda esteja vivo?
    No caso a minha avó é viva e não se naturalizou, ela voltou a italia para passear tem uns 4 anos, então o passaporte dela é recente.
    Atenciosamente,

    Leticia

    ResponderExcluir