segunda-feira, 24 de março de 2014

Atualização: Legalização de certidões

Olá pessoal, desculpem o sumiço, tenho algumas coisas pra contar pra vocês e vou começar com a famigerada legalização das certidões.

A minha irmã está tentando agendar a legalização dela, mas ainda não conseguiu. Entrei no site do consulado e encontramos a seguinte informação, de maio 2013.

Entrei no site informado (info.Itbra@vfshelpline.com) e vi que o custo do atendimento do numero de São Paulo para falar com um consultor é de R$ 30,00 por chamada. Não, eu não coloquei um 0 a mais (segundo eles o valor é em benefício da própria agência, não vai para os conulados).

Como chat é gratuito eu resolvi conversar com um consultor para saber mais informações e eis que ele me responde:


Ou seja a informação no site do consulado está errada e muito provavelmente as pessoas estão tentando ligar no número de São Paulo e estão gastando R$ 30,00 a toa.
Na conversa, ele me informou também que o tempo de espera para eles responderem o e-mail é de 3 dias úteis e que eles não tem como dar uma noção de data via chat porque é o consulado que disponibiliza as datas.

Os dados para enviar o e-mail são esses:


Se alguém já conseguiu agendar por este sistema está convidado a compartilhar a experiência nos comentários.

Abraccio a tutti.


20 comentários:

  1. Exatamente desta forma.
    Responderão o e-mail com a data e o horário do agendamento.
    No meu caso, no consulado de Porto alegre, demorou dois meses para eu apresentar os documentos. Depois mais outros três meses para legalizarem.

    Aproveito para te pedir uma coisa. Quando você protocolou a Domanda di Riconoscimento, o documento que lhe foi entregue para depois fazer o permesso foi uma fotocópia da própria domanda?

    Grazie!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai Samuel, não legalizam na hora?? Quando legalizei em SP foi na hora...

      Sim, peguei uma cópia da própria domanda se não me engano. Mas qualquer coisa que comprove serve....

      Abraços

      Excluir
    2. Poisé, em Porto Alegre o procedimento é esse. Vc agenda para fazer a entrega dos documentos e já faz o pagamento das taxas consulares. Então eles dizem que terão 60 dias para deixar tudo pronto. Quando isso acontecer eles ligam informando que está tudo ok.

      Obrigado pela resposta!

      Excluir
    3. Minha irmã ainda não recebeu resposta com agendamento acredita?? Mandou outro e-mail ontem.

      Abraços

      Excluir
    4. Tá cada vez mais difícil.
      Mais uma pequena dúvida. O prazo para solicitar o permesso di soggiorno é de 90 dias. O que vale é a data de postagem do kit ou a data em que me apresentarei na Questura? Alguns sites dizem uma coisa, outros dizem outra.

      Até mais!

      Excluir
    5. Olá Samuel, que eu saiba o que vale é a data da postagem do kit, que você encontra nos recibos, porque ele já serve caso algum carabiniere ti controle.

      Abraços

      Excluir
  2. Boa noite!

    Esse serviço da VSF não é muito bom não... fui fazer o agendamento da minha tia que vai fazer pelo Brasil (ela tem fé) e o site ficou um mês dando erro para submeter a solicitação. Mandei e-mail e não obtive resposta, depois que entrei em contato pelo chat deram um jeito...

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriel, minha irmã também não está conseguindo, não respondem o e-mail, vou entrar no chat hoje pra resolver.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Estou tentando agendar a legalização de documentos no consulado de Porto Alegre e após várias tentativas, eles me disseram que não há vagas para agendamento da legalização.
    Além tem alguma notícia diferente ou sabe como funciona? Achei que com a entrada da VFS o agendameno havia sido facilitado, mas ...

    Sds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, parece que é difícil mesmo, o pessoal tem recomendado enviar um e-mail por dia pedindo agendamento, pq assim que libera eles te dão.

      Boa sorte!!

      Excluir
  5. Olá Alice,

    Vocês já tem uma resposta da legalização da sua irmã?

    Comecei a mandar no dia 17/09 para o Consulado de Curitiba e até agora nada. Como tenho residencia (ou pelo menos comprovante de residencia) em Curitiba e SP, comecei no dia 02/11 a mandar emails para o consulado de SP também, para ver se tenho mais sorte!

    Você acha uma boa eu fazer isso?

    Obrigada pela ajuda e parabéns pelo site super explicativo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, minha irmã na verdade nem ficou tentando, quando ela viu que tava esse problema ela desistiu, ainda mais porque não poderia ficar muito tempo aqui na Itália. Não sei se é uma boa mandar pelos dois.....não sei como os consulados estão acompanhando esses pedidos.....acho melhor vc escolher um dos dois e mandar.... não sei....

      Abraços

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta/ajuda! Infelizmente não tenho como desistir, essa ainda é a alternativa mais rápida (acredite se quiser) para eu morar com o meu marido na inglaterra. O jeito é continuar tentanto! bjs Ntalia

      Excluir
    3. Olá Natalia, não desista não. Eu sei muito bem que é a alternativa mais rápida pra conseguir morar na Europa, eu mesma fiz assim. Mande e-mails todos os dias, é isso que o pessoal está recomendando.

      Boa sorte!!

      Excluir
    4. Obrigada Alice! Depois volto aqui para contar o que aconteceu, só espero voltar rápido!!
      Abraços,

      Excluir
    5. Olá Alice, Como prometi, estou de volta, já que consegui o agendamento!! Não sei se ajudou no meu caso, mas depois de 3 meses mandando e-mails eu liguei no número "pago" da VFS e consegui o agendamento em poucas horas!!!

      Ligar pode ser uma alternativa, deu bem certo no meu caso, inclusive entre a data que marcaram o agendamento e o dia teve um intevalo de 13 dias, por isso recomendo estar com toda a documentação pronta antes de ligar para o agendamento sonhado não virar um pesadelo.

      Outra coisa que posso recomendar é, chegue cedo no consulado, todas as pessoas recebem o mesmo horário de agendamento (9am) mas o que conta mesmo é o horário de chagada. Eu cheguei as 8:50 no consulado e já ganhei a senha número 12, e com isso fiquei até as 13pm, lá no consulado.

      Espero que meu relato tenha ajudado. Que venha a Itália :D
      bjs, Natalia

      Excluir
    6. Que absurdo Natália, isso porque eles dizem que agendamento somente via e-mail. Muito obrigada por compartilhar sua experiência.

      Boa sorte!

      Beijos!

      Excluir
  6. Olá Alice,

    estou há pouco na Itália, na região da Liguria para dar andamento à minha cidadania. Aqui as coisas tem sido meio lentas.

    Mas um dado sobre a Legalização no Brasil é:
    eu tentei agendamento sem sucesso desde o dia 1 de agosto 2014 e nesta semana, 1 de dezembro de 2014 eles estão me escrevendo para enviar meus dados e aí sim ver a possibilidade de um agendamento. quer dizer, levaram 4 meses para entrarem em contato, ao contrário dos "3 dias" que eles alegam.

    A minha sorte foi que me faltavam apenas quatro certidões para legalizar, então decidi ir diretamente ao consulado e disse que gostaria de legalizar 4 certidões faltantes. O consulado acabou legalizando. Mas eu passei três meses mandando e-mails todos os dias praticamente para a esse horro que é a VFS assim como para o consulado...

    Gracias pelo seu site!
    tentarei escrever infos sobre me processo em virar cidadã na Liguria.

    Abraço,
    Thaís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taís! Isso é um absurdo né? Então vc acabou resolvendo o seu problema bem antes. que bom que o consulado legalizou pra vc sem agendamento.

      Me escreva sim, vai ser interessante compartilhar com as pessoas a sua experiência. Vc está fazendo sozinha??

      Abraços

      Excluir